Controles internos

Os controles internos são os procedimentos, políticas e práticas implementadas para garantir que as operações empresariais sejam conduzidas de forma eficiente, transparente e em conformidade com as regulamentações e políticas internas.

Os controles internos desempenham um papel fundamental na gestão eficaz e na proteção dos ativos de uma organização. Eles são os procedimentos, políticas e práticas implementadas para garantir que as operações empresariais sejam conduzidas de forma eficiente, transparente e em conformidade com as regulamentações e políticas internas.

O principal objetivo da implementação de um adequado Sistema de Controles Internos é a perpetuação dos negócios e garantir que a companhia atinja os seus objetivos operacionais e estratégicos, por meio de:

Padronização dos procedimentos internos: procedimentos bem definidos e padronizados não permitem interpretações individuais e perpetuam o conhecimento.

Menor incidência de erros e fraudes: permite identificar fragilidades nos processos que expõe a companhia ao risco de fraude.

Confiança por parte dos investidores, aumentando o valor da Companhia: o sistema de Controles Internos é um pilar relevante no âmbito da Governança Corporativa. Quanto maior for o nível de maturidade de controles de uma companhia, maior será o nível de confiança dos investidores e demais stakeholders.

Salvaguarda dos ativos da Companhia: permite identificar fragilidades nos processos que expõe a companhia ao risco de perdas financeiras.

Definição de responsabilidades e autoridade: um adequado sistema de controles internos permite que eventuais conflitos de interesses e ausência de segregação de funções sejam identificados e corrigidos.

Abaixo, algumas medidas a serem adotadas para a construção de um Sistema de Controles Internos EFICAZ:

  • efetuar o mapeamento das vulnerabilidades e riscos;

  • revisar e formalizar os processos e atividades;

  • elaborar a matriz de controles internos;

  • revisar os níveis de acesso e segurança da informação;

  • automatizar e integrar os processos;

  • capacitar os profissionais da organização;

  • aprimorar continuamente os processos executados; e

  • adequar a estratégia à realidade do negócio/mercado.

A metodologia de trabalho da PP&C abrange todos esses itens e contribui efetiva e rapidamente para a evolução da maturidade e para o aprimoramento em Controles Internos das organizações.

Profissionais para este setor

Outras Áreas de atuação

Conheça nossas Indústrias

Veja as últimas postagens da
área de Notícias PP&C

Vamos manter contato!

Entre pra nossa lista de e-mail e receba novidades em primeira mão!
Sua privacidade é nossa prioridade. NUNCA compatilhamos suas informações.
Sua privacidade é nossa prioridade. NUNCA compatilhamos suas informações.
This site is registered on wpml.org as a development site.