A triste realidade da transformação digital no ambiente empresarial

Muito se fala em transformação digital.

O uso da tecnologia está cada vez mais presente. É impossível uma empresa conseguir operar, de forma sustentável, sem o uso adequado de sistemas integrados.

Mas infelizmente, não importa o tamanho, pequeno, médio ou grande porte, o que se identifica na maioria das corporações é que verdadeiras fortunas, tempo e esforços foram investidos na compra e implantação de sistemas integrados (ERP – Enterprise Resourse Planning), mas elas ainda padecem de relevantes falhas, que impõem limitações e resultam em elevados custos.

Para não fazer uma lista que consumiria diversas páginas, vamos nos limitar a alguns exemplos:

  1. falta de integração de sistemas, que resultam na necessidade de retrabalhos, custos desnecessários, intervenções manuais, erros e atrasos;
  2. módulos importantes que não foram implantados;
  3. módulos que foram implantados e não são utilizados;
  4. uso disseminado planilhas eletrônicas que, na maioria das vezes são alimentadas com base em dados obtidos do ERP;
  5. total falta de controle sistêmicos das informações do chão de fábrica, pois a maioria dos ERPs de mercado não se comunica com as máquinas;
  6. falta de racionalidade nos processos, o que emperra as organizações; e
  7. existência de diferentes sistemas e plataformas tecnológicas.

Você acha que há exagero no texto acima? Lançamos um pequeno desafio: faça um inventário do número de processos e informações em sua organização que são suportados por planilhas eletrônicas. Acreditamos que o resultado irá lhe surpreender.

As facilidades oferecidas pelos sistemas integrados e o uso maximizado das suas funcionalidades e processos não podem ser desprezadas. Estoques, produção, vendas, compras, contas a pagar, receber, tesouraria, contabilidade, (entre outras áreas dentro de uma companhia) são fatores de competividade quando explorados adequadamente por meio da tecnologia.

Competividade sim: um só registro deve rapidamente alimentar todas as fases seguintes envolvidas no processo, livre de erros, intervenções manuais, planilhas e riscos de fraudes.

Além das grandes soluções, com o avanço tecnológico, há uma infinidade de plataformas disponíveis para pequenas e médias empresas, algumas hospedadas em Nuvem (Cloud), com baixo custo de aquisição, suporte e manutenção.

A evolução trouxe possibilidades de potencializar o uso do ERP com a inclusão de novos recursos de elevado potencial de conectar as organizações a um mundo avançado, e agora digital, capazes de trazer ao ambiente de negócios soluções altamente vantajosas com o uso de RPA (Robotic Process Automation), Data Analytics, Big Data, AI, IoT, Machine Learnig e mobilidade.

Como a sua empresa faz uso da tecnologia da informação?

Entre em contato com a equipe de especialistas da PP&C.

Contatos: [email protected] ou 55 11 3883-1600.

Artigo escrito por Fabricio Liani, Gerente Sênior de IT Advisory Services especializado em Tecnologia da Informação da PP&C Auditores Independentes ([email protected]).

This site is registered on wpml.org as a development site.